Assinatura eletronica
Apesar de cada vez mais empresas investirem neste tipo de serviços para digitalizar todos os seus documentos, ainda existe um grande desconhecimento sobre os diferentes tipos de assinatura eletrónica, a diferença entre a assinatura eletrónica e a digital, etc. ..
Nesta página vamos tentar resolver todas essas dúvidas de uma forma concisa, então vamos ao assunto.
Qual é a diferença entre a assinatura eletrônica e a assinatura digital?
Assinatura eletrónica
- Equivalente à assinatura manuscrita
- Verifique se o documento não sofreu qualquer tipo de modificação
- Garante o não repúdio do documento que foi assinado
- Um terceiro de confiança intervém
- Tem um certificado eletrônico reconhecido
- A assinatura deve ser capturada usando um dispositivo seguro
Assinatura digital
- Aplica conteúdo criptográfico que certifica que o signatário é quem afirma ser
- O signatário não pode negar que assinou os documentos
- Isso nos garante que o documento não foi modificado
- Parte fundamental da assinatura avançada (explicaremos no próximo ponto)
- É legal, mas não tem natureza legal
NOTA: Seu objetivo é dar maior segurança ao documento, não para atestar ato de vontade do signatário
Que tipos de assinatura eletrônica podemos encontrar?
Assinatura avançada
- Identificação única do titular
- Garantia de integridade do conteúdo assinado
- Propriedade certificada por um terceiro
- Segurança de nível intermediário
Assinatura qualificada
- Identificação confiável do titular do certificado
- Emissão de um certificado reconhecido por um provedor de serviços de confiança
- Execução de assinatura por meio de um dispositivo de criação seguro
- Garantia de não repúdio na origem
- Verificação da integridade do documento assinado
- Segurança de alto nível com o máximo de garantias legais
Como você consegue os certificados eletrônicos para poder assinar?
Em primeiro lugar, queremos explicar o que é um certificado eletrônico, que nada mais é do que um arquivo de computador emitido por um provedor de serviços de certificação cujo objetivo é identificar inequivocamente o signatário.
Para obter este certificado e assinar eletronicamente os documentos que desejamos, temos que seguir os seguintes passos:
- Solicitação online na Entidade Certificadora
- Vá a um cartório para nos identificar
- Baixe o certificado
Finalmente, se você está interessado nos diferentes tipos de assinatura que temos atualmente, deixamos um link para que você possa baixar um PDF onde são explicadas todas as que podem ser utilizadas com o DF-SERVER e também um PDF com um minidicionário com breves explicações.